Alunas do curso de Moda da Feevale mostram suas coleções em desfile na Usina do Gasômetro
Cinco alunas do curso de Design de Moda e Tecnologia do Centro Universitário Feevale mostram no próximo sábado (dia 23), que é possível fazer moda ambientalmente sustentável. Andressa Diel Barbosa, Bruna Ballester Persiani, Luciana Borges, Pâmela Zacharias e Susan Giane Führ exibem as coleções criadas em sala de aula no Mezanino da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Com entrada franca, o desfile ocorre às 20h30 integrando o Projeta-me, iniciativa do curso da Feevale que tem como objetivo dar visibilidade aos novos talentos da Instituição. Este ano, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e a Agência Elite Model. A ambientação fica por conta do artista plástico André Venzon, presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. A trilha sonora é dos DJs Ka-hara e Débora Blanc.
Matéria-prima
A inspiração no tema está presente na escolha da matéria-prima. A coleção de Bruna Persinani, por exemplo, além de linho, algodão e seda, tem casca de coco e pele de peixe. “Até a modelagem foi feita em CAD-CAM (software que permite a visualização em 3D) para evitar o desperdício”, afirma a estudante, que usou o aquecimento global como inspiração para criar a coleção.
Ao todo, serão apresentados 25 looks, cinco de cada coleção, todos sintonizados com o tema da sustentabilidade ambiental e elaborados na disciplina de Desenvolvimento de Coleções – Tecnologia de Moda II, do penúltimo semestre.
Coordenador do Projeta-me e professor da Feevale, Bernardo de Souza, explica que o tema foi motivado pela necessidade de se colocar a sustentabilidade na ordem do dia do mundo da moda. “Embora a reciclagem (de informações, culturas, influências, etc) seja parte do mecanismo da moda, preocupações ambientais são relativamente novas, e o uso responsável dos recursos naturais exige a formulação de novos conceitos capazes de aliar as demandas de mercado aos limites impostos pelo meio ambiente”, avalia.
Projeta-me
Além do desfile do dia 23, o projeto conta com uma exposição de trabalhos realizados em 13 disciplinas do curso, na Galeria dos Arcos, também na Usina. A mostra, que abriu no dia 15, fica no local até dia 29. Na sua quarta edição, o projeto é realizado pela primeira vez em Porto Alegre. Nas edições anteriores, o Projeta-me acontecia no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo.
“Grande parte dos nossos alunos reside em Porto Alegre e como as edições anteriores despertaram bastante interesse do público, com a presença de mais de 500 pessoas no Campus II, resolvemos levar para a Usina do Gasômetro para dar mais visibilidade aos nossos talentos”, justifica a coordenadora do curso, Camila Brum.