Arte, mobilização e palestras para informar sobre o uso indevido de drogas
Para informar os hamburguenses sobre a importância da prevenção do uso de entorpecentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo mobilizou nesta segunda-feira, dia 19, equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/AD) para chamar a atenção sobre o tema em pontos de grande movimentação na cidade.
Os grupos distribuíram panfletos em frente a supermercados e no Bourbon Novo Shopping. A atividade fez parte da 4ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que iniciou no dia 18. A abertura da semana lotou o auditório do Teatro Paschoal Carlos Magno do Centro Municipal de Cultura.
Jovens de escolas públicas, do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) assistiram ao filme “Sinergia”. Em seguida, o sociólogo Marco Aurélio Carvalho Gomes palestrou sobre a importância da vivência saudável e da valorização da vida. O evento foi marcado também por apresentações musicais, esquete teatral e capoeira.
Nesta quarta, dia 20, ocorrem apresentações de trabalhos na Praça do Imigrante, das 14h às 17h. Quem visitar a exposição pode conferir painéis que enumeram os serviços disponibilizados pela Prefeitura na área terapêutica e materiais de orientação para dependentes químicos e seus familiares.
Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Rita Inês de Oliveira, a intenção é divulgar os serviços prestados pela Administração. “Às vezes as pessoas não sabem a quem recorrer quando alguém de sua família se envolve com entorpecentes e nós estaremos lá para orientá-los”, afirma.
Na quinta-feira, dia 21, o público confere a projeção de um filme sobre prevenção e valorização da vida, com comentários feito pelo professor de neurologia da Feevale, Cleber Ribeiro da Silva e a psicóloga Cynthia Schwarez Berlim, às 9h, no Centro Universitário Feevale.
No dia 22, guardas mirins distribuem folhetos de valorização à vida. A ação ocorre na Praça do Imigrante, das 14h às 17h. Para encerrar a semana preventiva, no sábado, dia 23, a rua Engenheiro Ignácio Plangg, entre a praça 20 de Setembro e o Centro Municipal de Cultura, fica fechada para receber um muro de escalada, cama-elástica, músicas, danças e teatros.
A Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas é coordenada pelo Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e tem a participação de secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação e Desporto (Smed), Serviços Urbanos (Semsu), Habitação (Sehab), Cultura e Turismo (Secult), Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas), Segurança, Trânsito e Transporte (Semtras); além de entidades civis, ONGs e clubes de serviço.
Todas as ações da semana são voltadas ao público externo e também aos que já freqüentam os serviços oferecidos pelo Município e que têm como meta a prevenção, como é o caso do Caps/AD, referência em atendimento na cidade que recebe cerca de 70 pessoas diariamente.
O serviço oferecido pelo Caps/AD é uma das ações implantadas pela Prefeitura para atender a demanda de atendimento psicossocial. No Centro são disponibilizados serviços psicológico, médico e terapêutico para dependentes de álcool e drogas.
Programação completa:
Dia 20
A Stcas apresenta seus trabalhos de Painéis de entidades que prestam serviços com dependentes químicos
Local: Praça do Imigrante
Horário: das 14h às 17h
Dia 21
Projeção de Filme sobre prevenção e valorização da vida e comentário feito pelo professor de neurologia da Feevale, Cleber Ribeiro da Silva e Psicóloga Cynthia Schwarez Berlim.
Local: no Auditório do Prédio Branco da Feevale
Horário: às 9h aberto ao público.
Dia 22
Programação sob a responsabilidade da Brigada Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, com várias apresentações de prevenção.
Local: na Praça do Imigrante
Horário: das 14h às 17h
Dia 23
Encerramento da semana com várias apresentações artísticas das entidades, música, teatros, danças e muita diversão saudável trabalhando sempre a prevenção.
Horário: das 10h às 14h
Local: Praça 20 de Setembro, rua Ignácio Plangg, em frente ao Centro Municipal de Cultura-