Meta é qualificar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros até 2015. Bolsas valem para áreas das ciências exatas, engenharias e saúde.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Alunos que quiserem estudar no Canadá, na Alemanha, nos Estados Unidos, na Hungria e no Japão terão uma nova oportunidade. O motivo é que o Programa Ciência sem Fronteiras vai abrir novas chamadas para graduação-sanduíche.
Os interessados devem se inscrever entre o dia quatro de junho até 8 de julho no site do programa. A graduação-sanduíche é a modalidade de ensino superior que permite o acadêmico realizar os seus estudos em uma instituição estrangeira.
Os bolsistas que forem selecionados irão iniciar as atividades no exterior a partir do segundo semestre do ano que vem. O candidato deverá ver o edital para saber mais detalhes sobre o cronograma de cada chamada. O intercâmbio possui a duração de um ano.
Para poder participar da seleção, o estudante deverá ter nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem igual ou maior de 600 pontos em teste feito após 2009. Ele também precisa ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do curso na universidade brasileira e precisa estar devidamente matriculado.
O Ciência sem Fronteiras é um programa governamental. Ele oferece bolsas de estudo no exterior e visa promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores, além de incentivar a visita de jovens pesquisadores altamente qualificados e professores seniors ao Brasil.
O programa oferece bolsas nas seguintes áreas prioritárias: ciências exatas – matemática, química e biologia-; engenharias; áreas tecnológicas e da saúde. O Ciência sem Fronteiras mantém parcerias em 35 países. Ao todo, foram concedidas 41.133 bolsas de estudos desde 2011. A meta para 2013 é oferecer 45 mil bolsas.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / portal.ufpa.br