O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) obteve na quarta-feira a confirmação de que está sendo recomendado para a certificação pela ISO 9001. O instituto passou por três dias de auditoria externa, com a participação de todos os núcleos.
O IBTeC adaptou os núcleos aos requisitos da ISO 9001, normatizando todas as atividades, desde a realização de ensaios laboratoriais (físicos, químicos e biomecânicos), serviços de pesquisa e desenvolvimento em biomecânica, prestação de serviços de consultoria e treinamento, publicação da Revista Tecnicouro, realização e participação em eventos voltados ao sistema coureiro-calçadista.
A diretora técnica do IBTeC, a engenheira química Carmen Buffon, salienta a importância da nova conquista para o instituto. “É resultado de um processo de melhoria continua para melhor atender com mais qualificação, obtendo-se uma elevada qualidade dos produtos finais produzidas pelas indústrias de calçados, de componentes e de couro”.
O IBTeC já tem acreditação de seus laboratórios de controle da qualidade por instituições como INMETRO, Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, INOR – Instituto da Normalização na Segurança, Saúde, Qualidade, Produtividade, Avaliações e Juízo Arbitral e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Anualmente, os laboratórios de ensaios físico-mecânicos e químicos do IBTeC, que formam o Núcleo de Controle da Qualidade – NCQ – passam por auditorias externas, feitas por técnicos destes institutos, para revalidar a excelência dos ensaios da instituição.
Em 2004, o IBTeC conquistou a acreditação do INMETRO, órgão reconhecido mundialmente pela sua elevada exigência com relação aos procedimentos de controle da qualidade dos serviços disponibilizados nos laboratórios.