Parceria entre a Prefeitura e a Fundação Scheffel oferece apresentação de chorinho na noite de hoje
O dedilhado preciso e o fraseado rápido e melodioso do chorinho apresentam-se hoje, dia 19, com o grupo hamburguense O Choro É Livre na Fundação Scheffel, a partir das 20h30. O evento é uma iniciativa da Prefeitura em homenagem aos 80 anos do município em parceria com a Fundação Scheffel.
O Choro É Livre surgiu da união entre artistas de diferentes gêneros musicais, como o rock, o samba, o nativismo, o próprio choro. Gilberto Fraga (cavaquinho), Alvanir Hoffmann (voz e percussão), Rodrigo Duarte (violão sete cordas e voz), Juarez “Gaguinho” da Silva (surdo), Isaias da Luz (violão), Generino de Oliveira (pandeiro) e Carlos Amarante (flauta e sax) compõem o grupo que iniciou suas atividades no final do ano passado e tem realizado diversas apresentações na região.
No show da Fundação Scheffel, o grupo brindará os espectadores com interpretações dos principais artistas de chorinho, como “Carinhoso” de Pixinguinha, “Com que Roupa” de Noel Rosa e o clássico “Brasileirinho” de Waldir Azevedo, entre outros. Também serão executadas algumas canções da MPB como “Sampa” de Caetano Veloso e “As Rosas não falam” de Cartola.
O chorinho é considerado o primeiro gênero musical criado no Brasil. Com mais de 130 anos de existência o estilo é marcado pela improvisação e o virtuosismo de seus músicos. A Fundação Scheffel fica na Av. Gal. Daltro Filho, 911, Bairro Hamburgo Velho, e a entrada para este evento é gratuita.