Empresa que produzia tênis falsificados da marca Puma foi lacrada pela polícia no bairro Canudos
Funcionários da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semic) participaram de ação nesta segunda-feira que fechou uma fábrica de calçados que estava atuando ilegalmente na rua Campo Bom, no bairro Canudos.
A Delegacia do Consumidor (Decom) esteve no estabelecimento e confiscou mil pares de tênis falsificados da marca Puma. A empresa tinha quatro funcionários que produziam cerca de 500 pares por mês. A ação também constatou que o local não possuía nenhum tipo de alvará ou licença de permissão de funcionamento.
Segundo o secretário Diego Martinez., a prefeitura faz o que for possível pelo pequeno empreendedor, desde que ele opere dentro da legalidade. O estabelecimento fechado fabricava calçados piratas há três meses.
“Ninguém está aqui para fechar empresas e impedir que as pessoas produzam, mas não dá pra ser conivente com uma situação dessas. Pirataria é crime e a política dessa administração é de defender quem produz honestamente”, diz.
Uma ligação anônima levou a Delegacia do Consimidor ao local. A produção da fábrica era vendida no comércio informal, por ambulantes, em cidades da região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o diretor de Indústria da Semic, Valter Broda, a fábrica ficará temporariamente fechada, até que regularize toda a sua situação. “Queremos todos trabalhando. Esse estabelecimento irá voltar a funcionar quando tiver toda a documentação em dia e sem pirataria”, afirma.