O Seminário, que ocorre a partir desta quinta-feira, vai expor e comercializar artigos de artesanato e alimentação
A Feevale realiza, de 21 a 23 de junho, o I Seminário Economia Solidária, com o tema: a construção de novos saberes para uma cultura da autogestão. O evento acontece no auditório do prédio Azul (Campus II – RS-239, 2755, Novo Hamburgo).
As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, dia 19 de junho. Durante o seminário haverá uma discussão conceitual com importantes pensadores. Na programação ainda constam debates, mesa-redonda, oficina, relatos de empreendimentos, eventos culturais e exposição de produtos da economia solidária.
A feira acontece no dia 22, pela tarde, na Rua Coberta. Ela visa expor e comercializar produtos da economia solidária, como artesanato e alimentação, além de divulgar as práticas dos chamados clubes de troca (ou comércio solidário).
De acordo com o professor Pedro de Almeida Costa, a economia solidária consiste basicamente numa forma de organização econômica baseada na solidariedade e na ajuda mútua. Ou seja, as relações econômicas são pautadas por valores humanos e se destinam a suprir as necessidades das pessoas envolvidas nessas relações.
“O contraste é com o tipo de economia dominante atualmente, na qual o valor central é o lucro e as relações econômicas da sociedade são baseadas no individualismo e na escassez”, define Almeida.
A organização do evento é da Incubadora de Economia Solidária e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O evento conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Informações no site www.feevale.br/extensao ou pelo telefone (51) 3586-8822.