SST mostra novidades em soluções para o setor e discute as mudanças na legislação brasileira
Na próxima quarta-feira, 20, até sexta 22 de junho, técnicos de segurança, engenheiros de segurança, higienistas, socorristas, médicos do trabalho, enfermeiros e outros profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) reúnem-se no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, para a Prevensul – 10ª Feira e Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho.
Paralelamente, são realizados a 3a Feira e Seminário Sulbrasileiro de Meio Ambiente Industrial – Ecosul – e a 7a Feira e Seminário de Segurança Contra Incêndio do Mercosul – Mercofire. Cerca de 10 mil visitantes são esperados nos três dias de feira e eventos paralelos.
Ainda como atividades paralelas, os profissionais que atuam em SST e nos mais diversos segmentos industriais, podem participar de workshops, seminários e cursos, sobre temas técnicos de sua atividade, e sobre as mudanças que a legislação impõe para este segmento.
Durante a feira, será distribuído o Anuário Brasileiro de Proteção, pesquisa que apresenta indicadores do setor, com uma a radiografia da realidade nacional neste segmento.A pesquisa mostra que os três estados do Sul, para os quais está voltada a Prevensul, respondem por 22,8% dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil (112.425 dos 491.711 registrados).
O Rio Grande do Sul teve 43.859 acidentes registrados em 2005, com 128 mortes. Santa Catarina teve 32.339 acidentes, com 152 óbitos. E o Paraná teve 36.227 acidentes, com 206 mortes. Nos três estados em 2005 morreram 486 trabalhadores durante o trabalho, ou seja 17,9% das 2.708 mortes registrados no país. Os dados são da Previdência Social e referem-se a trabalhadores com carteira assinada.
Os números do Anuário e novidades na legislação brasileira que provocam novo enquadramento das indústrias quanto ao grau de periculosidade devem ser o foco das discussões nos três dias de feira e dos seminários que reúnem mais de 10 mil profissionais.
Alexandre Gusmão, diretor da Proteção Eventos, empresa organizadora da feira, afirma que a Prevensul, que acontece um ano em Porto Alegre e outro em Curitiba, já está consolidada como o principal evento da área de SST no Sul do Brasil, e é aguardada por profissionais e instituições de todos os segmentos de SST para discutir os assuntos que dominam as preocupações do de cada profissão.