Alerta da Defesa Civil é sobre a possibilidade de chuvas e temporais isolados, além de fortes ventos e mar agitado
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) emitiu alerta na tarde desta quinta-feira quanto à possibilidade de chuvas e temporais isolados. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforça atenção às condições climáticas.
O alerta indica que, nesta quinta e sexta-feira, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no oceano provocam pancadas de chuva no sul, centro e leste do Estado. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Entre a noite desta quinta-feira e a manhã de sábado, a formação e o deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano (na altura do Uruguai e do Rio Grande do Sul) ocasiona vento constante de 40 a 60 km/h no sul, centro e leste gaúcho. Há risco de rajadas de vento de 80 a 100 km/h. A população deve evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes.
Já entre sexta e domingo, o mar estará muito agitado no litoral gaúcho. Em alto mar, a altura das ondas varia de 4 a 5 metros. Neste período, são desaconselháveis as atividades de navegação.
A Defesa Civil pondera que, este tipo de ciclone normalmente ocorre na Região Sul, durante esta época do ano. Outro detalhe importante é que este ciclone não é semelhante ao furacão “Catarina” que atingiu o RS e SC em março de 2004.