Alunos se unem para que tenha ensino médio na Escola Boa Saúde. Junto com a Comissão de Educação pedem ajuda a deputados
Os alunos da 8ª série da Escola Estadual Boa Saúde, Novo Hamburgo, deixaram a sala de aula na quarta-feira, dia 13, e foram na Assembléia Legislativa para pedir o apoio da Comissão de Educação na luta pró-ensino médio. A escola hoje com mais de 500 alunos oferece apenas o ensino fundamental. Para cursarem o ensino médio terão de se descolar cerca de cinco quilômetros, ao centro da cidade.
A Comissão de Educação da Câmara hamburguense foi quem articulou a audiência e acompanha o processo desde o início. A diretora da escola, Elisa Weber, reforça que a demanda de alunos aumenta a cada ano. “Desde 2006, já temos uma turma a mais de 8ª série”, diz Elisa.
A jovem estudante de 15 anos, Ana Paula Araújo, vive na sua realidade a dificuldade em ter que ir até o centro para estudar. “Isso pesa no orçamento. Muitos não podem pagar a passagem e não estudam”, reclama. A estudante concluiu a 8ª série ano passado e hoje estuda na Escola Estadual 25 de Julho.
A presidente da Comissão de Educação, a deputada Marisa Formolo (PT), ficou comprometida em cobrar medidas da 2ª Coordenadoria de Educação. “Até o fim deste mês se encerra o prazo para conclusão do plano de expansão e a demanda dessa escola deve ser incluída”, explica a deputada, disposta a realizar audiência na escola.
O presidente da Comissão de Educação hamburguense, vereador Ralfe Cardoso (PSOL), destaca a importância desta mobilização dos alunos. “É importante que a comunidade cobre ações do Governo do Estado”, conclui.