Rede de tecnologia funcionará no país em 2015. Questão preocupa Fifa, que cobra desde 2007 um “serviço exemplar” do Brasil.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os turistas estrangeiros que vierem até o Brasil para assistirem os jogos da Copa do Mundo de 2014 e quiserem fazer uso da internet 4G deverão comprar chips que funcionem com a tecnologia local. É o que informou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, João Rezende, nesta quinta-feira, dia 11 de abril.
“Em 2014 não tem 700 MHz ainda, em 2014 vai ter de trabalhar no 2,5 gigahertz (GHz)”, informa Redenze, ao se referir ao se referir a alta potência presente no serviço em outros países. O presidente da Anatel também informou que a rede de quarta geração passará a funcionar no Brasil apenas em 2015.
“As pessoas vão acabar comprando um chip aqui. Exceto pelas transmissões de empresas, o consumidor comum vai evitar o roaming. A barreira não é tecnológica, é financeira”, disse Rezende.
Na última quarta-feira, 10 de abril, o porta-voz da Federação Internacional de Futebol- Fifa, Walter de Gregorio, disse que a disponibilidade da infraestrutura de telecomunicações está entre as maiores preocupações da entidade sobre 2014. Em 2007, quando o Brasil foi escolhido como sede para a competição, a Fifa cobrou do governo brasileiro a garantia de um “serviço exemplar” de telecomunicações. A promessa do governo foi de que haveria a oferta de serviços de internet 4G a tempo para os eventos.
Informações de Estadão e Reuters
FOTO: ilustrativa / olhardigital.uol.com.br
