Receita Federal acredita que quase cinco milhões de contribuintes vão poder usar o aplicativo para fazer a declaração ainda em 2013.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira, primeiro de abril, a liberação de preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF através de tablets e smartphones.
O aplicativo está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e iOS (Apple) e já pode ser baixado nas lojas virtuais google.play e App Store. Até o momento, o programa está disponível para os usuários de iPhone e iPad apenas na seção da loja da Apple que trata de aplicativos para celular. Ali, basta realizar uma busca por Receita Federal e clicar no aplicativo Pessoa Física. Para fazer a declaração, basta clicar dentro do aplicativo, no ícone m-IRPF.
Ao entrar na opção m-IRPF do aplicativo (a única que permite fazer a declaração do Imposto de Renda), o usuário é direcionado para o navegador do smartphone, local onde é feita a aberta de uma página da Receita para iniciar o preenchimento da declaração. Nela, o usuário precisa colocar seu CPF e um código exibido na página. A seguir, ele pode inserir seus dados, como fonte pagadora e dependentes.
Restrições
Segundo a Receita Federal, não é qualquer contribuinte que poderá declarar o imposto de renda através de um aparelho móvel. O programa tem algumas restrições que impedem o seu uso, por exemplo, por quem teve rendimento no exterior ou ganho com ações.
Outra restrição é para quem teve no ano de 2012 rendimento com aplicações em renda fixa e aqueles que tiveram ganhos que vieram de outras pessoas físicas, caso de profissionais liberais como médicos e advogados. O programa também não oferece espaço para declarar dívidas.
Prazo para entrega do IR termina 30 de abril
Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, até o momento foram enviadas 5,7 milhões de declarações, número semelhante ao verificado em 2012, no primeiro mês do prazo. A Receita Federal espera receber até o fim de abril um total de 26 milhões de declarações.
Informações de Portal G1
FOTO: reprodução / redefonte.com