Radares meteorológicos mostram áreas de chuva no Paraná e sobre o território paraguaio com incidência de raios. A tendência é de deslocamento para Sul, o que coloca o Rio Grande do Sul em alerta.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Imagens de satélite da manhã desta sexta-feira, dia 8,confirmam o que indicavam os modelos numéricos e mostram fortes áreas de instabilidade entre o Paraná, Santa Catarina e o Sul do Paraguai. A tendência no decorrer das próximas horas é de deslocamento para Sul da instabilidade, o que colocará parte do Rio Grande do Sul em alerta.
Segundo a MetSul Meteorologia, existe a possibilidade de uma sequência de dias com alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul. As condições no período serão favoráveis ao registro de chuva forte a intensa em vários pontos do Rio Grande do Sul, notadamente o Centro, Oeste e o Norte do território gaúcho.
Os volumes podem ser excessivos com acumulados isolados de100 mma200 mmem alguns locais no total entre sexta e domingo. A área de maior risco de chuva volumosa, de acordo com os modelos, se concentraria entre o Centro do Estado e o Oeste gaúcho. Precipitações fortes localizadas devem ocorrer também em outras partes do Estado com ameaça de transtornos.
Entre domingo e segunda, ao contrário, o mau tempo deve ser induzido por frente fria que cruzará pelo Estado. Além da ameaça de chuva forte, há o risco ainda de temporais isolados com rajadas de vento forte e, sobretudo, queda de granizo durante este período de instabilidade.
Informações de MetSul
FOTO: reprodução