Uma pesquisa da empresa Número indicou que 64% dos uruguaios se posicionavam contra o projeto, incluindo os eleitores da Frente Ampla (53%).
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O presidente do Uruguai, José Mujica, tornou a defender nesta terça-feira, dia 05, a legalização do consumo e da venda da maconha no país. Ele afirma que esta é uma forma viável de combater o tráfico de drogas e de proteger a vida das pessoas.
O tráfico de drogas “tende a se beneficiar de uma cultura delitiva sem freio, onde a vida humana não conta nada”, disse o presidente uruguaio.
Mujica também ressaltou que, como parte do combate ao tráfico de drogas, seu governo desenvolve um plano piloto “de atendimento aos dependentes em hospitais”, incluindo a provisão “cotada e precisa” de maconha para aqueles que desejam se curar dessa dependência.
Nas últimas semanas, ele fez diversas referências ao seu projeto de legalização da maconha como forma de combater o tráfico. De acordo com o político uruguaio, a comercialização de drogas aparece como o “verdadeiro veneno” das sociedades e com efeitos “muito piores” que os causados pelas drogas.
Segundo números da Junta Nacional de Drogas, 20% dos uruguaios, com idades entre 15 e 65 anos, já consumiram maconha alguma vez em sua vida, sendo que 8,3% a o fizeram em 2012.
Informações de Portal Terra
FOTO: reprodução / muladarnews.com