Estudo também indica que 22% das vítimas que morreram em acidentes de trânsito estavam de moto e possuíam idade entre 18 e 34 anos.
Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Sistema Único de Saúde- SUS gasta 48% da verba utilizada no tratamento de vítimas de acidente de trânsito com pessoas feridas em motocicletas. Esse índice corresponde a R$ 200,3 milhões, informa o presidente da Associação Brasileira de Vítimas do Trânsito Dirceu Rodrigues Alves. Ele também comenta que esse número cresce 103% ao ano.
De acordo com dados divulgados pela seguradora Líder, responsável pelo pagamento do seguro Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT, no ano passado, os acidentes com motos foram responsáveis por 69% dos pagamentos de indenização. Para o diretor-presidente da empresa de seguros, Ricardo Xavier, a elevação da frota destes veículos provocou uma alteração no perfil das vítimas de acidentes.
“Há alguns anos, o perfil das vítimas era diferente. O aumento das motocicletas mudou isso”, comenta “As maiores vítimas do trânsito eram os pedestres, agora são os motociclistas”.
Entre janeiro e dezembro de 2012, foram pagas 60.752 indenizações por morte em acidentes. Ao todo, 39% eram vítimas envolvendo motos e a maioria estava conduzindo o veículo. Atualmente, este veículo representa 27% dos veículos em circulação no Brasil.
Informações de Portal R7
FOTO: reprodução / uol.com.br