Pesquisa da Feevale investigou o hábito de fumantes nos três maiores bairros de Novo Hamburgo
Nesta quinta-feira, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, uma doença que causa, no Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano, de acordo com informações da Organização Pan-Americana da Saúde (2002).
Uma pesquisa realizada pela professora Taísa Marilú Pisoni, em sua dissertação de mestrado em Qualidade Ambiental no Centro Universitário Feevale, investigou a incidência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) nos três maiores bairros de Novo Hamburgo: Canudos, Santo Afonso e Rondônia.
A DPOC é uma das doenças que tem no hábito de fumar o seu maior fator de risco e ocorre após os 40 anos. Para o trabalho, foram entrevistadas 191 pessoas com mais de 40 anos. A metodologia utilizada foi a mesma do IBGE, através de amostragem por conglomerados.
A pesquisa indicou que o índice de tabagismo nos três maiores bairros da cidade ficou ao redor de 28,3%. A taxa de ex-fumantes ficou em 31,4% e 40,3% das pessoas nunca fumaram. Dentre os fumantes, a média de cigarros consumidos por dia é de 16 unidades e a idade média de início no fumo, 16 anos (31,9% dos entrevistados são fumantes passivos).
Segundo o professor Paulo José Zimermann Teixeira, coordenador do Programa de Reabilitação Pulmonar da Feevale e presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, a partir do mês de agosto, a pesquisa será ampliada e deve avaliar outros bairros, abrangendo toda a cidade de Novo Hamburgo.
“O grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Saúde da Feevale segue com a pesquisa, que deve ser finalizada até o mês de dezembro”, afirmou Zimermann. O projeto Reabilitação Pulmonar para pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é inovador na região do Vale do Rio dos Sinos.
A partir de uma parceria realizada com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, proporciona gratuitamente o tratamento da bronquite crônica, enfisema pulmonar e doenças englobadas pelo DPOC. O atendimento acontece no Campus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). Mais informações pelo telefone (51) 3586 8800, ramal 7133 ou em www.feevale.br.