Novo Hamburgo (RS) se prepara para receber a maior feira da América Latina e a segunda maior do mundo do setor coureiro-calçadista. A Fimec, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, chega a sua 40ª edição reafirmando o seu posicionamento como a única feira que reúne toda a cadeia produtiva em um só espaço.
O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de março nos pavilhões da Fenac, das 10 às 19 horas. Serão três dias de exposição de novos produtos, processos de produção e inovação relacionados ao setor que devem reunir cerca de 35 mil visitantes com interesse na área e grande poder de decisão, vindos de 35 países. Este público enxerga na Fimec um momento propício para atualização de conceitos e busca por formas inovadoras de aumentar a produtividade. “A inovação é um dos principais pontos que a Fimec poderá agregar ao visitante e ao expositor, porque percebemos que este é um conceito que vem mudando o mercado e que traz possibilidade de fomentar a produtividade, item de necessidade para o Brasil se tornar cada vez mais competitivo”, explica o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.
São cerca de 900 marcas apresentando seus produtos e serviços através de 575 expositores em um espaço de 36 mil metros quadrados de área. Somente o setor de máquinas é responsável por 30% do espaço da Fimec. Expositores da área deverão apresentar tecnologias que propiciem melhorias na produtividade das indústrias que desta forma, possam auxiliar no posicionamento do Brasil no mercado externo, uma tendência que vem se concretizando para 2016.
Estúdio Fimec
Com novidades para 2016, o Estúdio Fimec tem o objetivo de gerar experiência aos visitantes através de informações de moda, valorizando e garantindo aplicação dos materiais de cada expositor. O Grupo Sinos, através do Jornal Exclusivo e da plataforma Trends Lab são os novos parceiros dos coordenadores do projeto, Luís Coelho, da Coelho Consultoria e Christian Thomas, do Studio 10, juntamente com a Fenac.
Nesse ano os expositores terão acesso à ferramenta de pesquisa do Grupo Sinos, e com isso poderão desenvolver seus produtos com base nas informações de moda, sendo que essa edição tem como tema o consumidor Urbano. A fabricação dos calçados será feita pela West Coast/Cravo & Canela. Cerca de vinte fornecedores, entre curtumes e empresas de materiais e componentes para calçado participam da ação. Também serão expostas bolsas feitas com base nos matérias dos expositores.
Fábrica Conceito
A experiência de visualizar a produção de calçados em tempo real, como se o visitante estivesse dentro de uma indústria. Este é o objetivo da Fábrica Conceito, projeto desenvolvido através da parceria entre Fenac, Coelho Assessoria Empresarial e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos – IBTeC.
Para a edição 2016, as indústrias parceiras para a produção dos 1.500 pares serão a Zenglein e West Coast. Com o acréscimo de 10 novas marcas, o projeto terá a participação de 70 empresas, entre fornecedores de matérias-primas, máquinas, equipamentos e insumos.
Para a Fenac, promotora da Fimec, a Fábrica é uma ferramenta importante para o visitante. “É uma experiência excelente principalmente para quem está em busca de inovação e tecnologia, dois itens necessários para o mercado coureiro-calçadista atual”, destaca o diretor-presidente, Elivir Desiam, que lembra ainda que “a Fimec é a única do mundo a ter o atrativo de uma fábrica trabalhando em tempo real, o que acreditamos ser um diferencial para o nosso visitante”.