Para marcar o encerramento do dia 25 de julho, data do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, recebeu uma comitiva oficial do Estado de Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado). Esta é uma das 16 regiões do território da atual Alemanha de onde saíram as famílias que desembarcaram na cidade do Vale do Sinos em 1824.
A comunidade é localizado no sudoeste do país europeu, região onde se fala a Língua Hunsrück, mesma que predomina nas cidades de colonização germânica no Brasil. A comitiva alemã foi liderada pela ministra de Assuntos Econômicos da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt, e composta por membros do ministério e empresários.
A comitiva alemã está no Brasil há uma semana e tem como motivação fazer parcerias com municípios gaúchos na área da saúde, indústria e biotecnologia. “As nossas empresas são empresas que operam e procuram o mercado mundial. Por isso, estamos interessados em fortalecer e criar onde já existe, as relações comerciais” declarou a ministra. Ela diz ter ficado impressionada com o espírito de cooperação e a amizade demonstrada da colônia alemã do Rio Grande do Sul com a Alemanha. Ao final do encontro, a comitiva alemã recebeu uma escultura alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã.