Pelo segundo ano, o NovoShopping realiza exposição com presépios que fazem parte de nossa história.
Uma das mais comuns tradições natalinas é a montagem do presépio. As mais remotas datam de meados do século 16, na Itália. De lá, o costume se espalhou para toda a Europa, e chegou até o Vale do Sinos junto com os imigrantes que aqui aportaram.
Relembrando essa tradição, o NovoShopping de Novo Hamburgo, está realizando, no Kulturplatz, a 2ª Mostra de Presépios. A exposição é aberta à comunidade e é gratuita. O público poderá prestigiar presépios antigos que pertenceram às famílias de imigrantes alemães e que estão em acervos de entidades do Vale do Sinos. A Mostra permanecerá até o dia 06 de janeiro de 2007.
Apoio do Vaticano
O papa Bento 16 destinou parte da audiência pública de quarta-feira, dia 20, para lembrar a importância de ter um presépio nas casas, como modo para lembrar o nascimento de Jesus. “Dentro de alguns dias é Natal, e imagino que em suas casas estarão dando os últimos retoques para colocar o presépio, que é uma sugestiva representação do Natal”, disse o papa, durante as saudações aos peregrinos italianos.
Bento 16 desejou que o presépio, que disse ser “um elemento tão importante na espiritualidade em nossa cultura e na arte”, continue sendo “um simples e eloqüente modo para lembrar a chegada de Jesus”.