Em meio a mais uma comemoração que movimenta o mercado, agora do dia dos namorados (12 de junho), o PROCON alerta sobre os cuidados que o consumidor deve ter e direitos que ele possui durante as compras:
- Sempre exija a nota fiscal do produto, pois é um documento essencial para reclamações futuras, caso ocorra algum problema.
- Verifique se os produtos expostos possuem preços claros e visíveis. Caso haja opção de parcelamento, os valores à vista e as parcelas devem estar informados. O lojista também deve informar sobre juros, número e periodicidade das prestações, caso seja um pagamento a prazo.
- Analise as políticas de troca e garantia dos produtos. Produtos não duráveis têm um prazo de garantia legal de 30 dias, enquanto produtos duráveis têm um prazo de 90 dias e alguns de 1 ano. Lembre-se de que a loja não é obrigada a efetuar a troca de produtos sem defeito. Em casos de problemas relacionados a preferências pessoais, a loja só é obrigada a trocar o produto se isso tiver sido acordado por escrito.
- Ao fazer compras online, verifique a segurança e a reputação da empresa. Verifique se a conexão é segura e confirme se há informações como CNPJ, endereço físico e canais de atendimento.
- Caso a compra seja feita fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou catálogos, solicite um comprovante da data de entrega acordada. Lembre-se de que é possível desistir da compra em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria.
- Para produtos eletrônicos ou eletrodomésticos, solicite um teste na loja. Caso seja entregue em casa, verifique o produto antes de assinar o recebimento. É obrigatório receber o manual de instruções em português, com a nota fiscal e o termo de garantia.
Para mais informações, contate o PROCON da sua cidade.